Uma cirurgia cardíaca realizada no Freeman Hospital (Newcastle, Inglaterra) terminou em morte por causa de um erro cometido por um robô.
Stephen Pettitt, de 69 anos, morreu após um erro cometido por um robô durante uma cirurgia cardíaca realizada em Newcastle, Inglaterra. A operação foi realizada em 2015, mas só agora o caso está sendo investigado. As informações são do “Telegraph”.
Durante procedimento para substituição da válvula mitral (estrutura do coração responsável pela passagem de sangue), o septo interatrial (parede muscular da porção superior do coração) foi perfurado acidentalmente, provocando hemorragia. Cirurgiões abriram o tórax do paciente para tentar salvá-lo, mas não obtiveram êxito.
Sukumaran Nair, chefe da equipe admitiu que deveria ter feito mais testes com o robô antes de utilizá-lo em uma cirurgia tão delicada, de acordo com reportagem do "Telegraph". Os sistema robotizado conhecido como Da Vinci foi desenvolvido para participar de cirurgias de precisão, menos invasivas, proporcionando segurança e recuperação mais rápida no pós-operatório.
Paul Renforth, coordenador de robótica do Freeman Hospital, que estava presente na cirurgia, comentou que o "clima estava bastante tenso" durante o procedimento.
O NHS tem 60 robôs que participam de diversos tipos de cirurgia. O resultado é considerado satisfatório.
FONTES:
0 comentários:
Postar um comentário