Fonte: Dagny Taggart
Parece algo saído de um romance de ficção científica de Philip K. Dick : um sistema que usa a inteligência artificial para traduzir os pensamentos das pessoas em uma fala inteligível e reconhecível.
Mas a ficção não é: uma equipe de neuro-engenheiros da Universidade de Columbia, na verdade, desenvolveu esse sistema. Informações sobre a tecnologia foram publicadas ontem em relatórios científicos .
Em um comunicado de imprensa , a Universidade de Columbia explicou como o sistema funciona:
Ao monitorar a atividade cerebral de alguém, a tecnologia pode reconstruir as palavras que uma pessoa ouve com clareza sem precedentes. Esse avanço, que aproveita o poder dos sintetizadores de fala e da inteligência artificial, poderia levar a novas formas de os computadores se comunicarem diretamente com o cérebro. ( fonte )
Pesquisas anteriores de varredura de fMRI mostraram que quando as pessoas falam (ou até imaginam falar), padrões de atividade reveladores aparecem no cérebro. Distintos (mas reconhecíveis) padrões de sinais também surgem quando ouvimos alguém falar, ou quando imaginamos ouvir. Publicamos anteriormente um artigo sobre tecnologia similar sendo usada na China, mas a tecnologia da Columbia vai muito além.
Traduzir pensamentos em palavras tem sido um desafio até agora.
Depois que as primeiras tentativas de traduzir a atividade cerebral em discurso reconhecível falharam, a equipe de pesquisa voltou-se para um algoritmo de computador chamado vocoder que pode sintetizar a fala depois de ser treinado em gravações de pessoas falando.
"Esta é a mesma tecnologia usada pelo Amazon Echo e pela Apple Siri para dar respostas verbais às nossas perguntas", disse Nima Mesgarani, PhD, principal autora do artigo e principal pesquisadora do Instituto Mental Brain Behavior da Universidade de Colúmbia, Mortimer B. Zuckerman.
Para que essa nova tecnologia de leitura de mente será usada?
O Dr. Mesgarani explica:
“Nossas vozes ajudam a nos conectar aos nossos amigos, família e ao mundo ao nosso redor, e é por isso que perder o poder da voz de alguém devido a lesão ou doença é tão devastador. Com o estudo de hoje, temos uma maneira potencial de restaurar esse poder. Nós mostramos que, com a tecnologia certa, os pensamentos dessas pessoas poderiam ser decodificados e entendidos por qualquer ouvinte. ”( Fonte )
Embora esse desenvolvimento possa ser uma mudança de vida para pessoas que perderam a capacidade de falar devido a lesões ou doenças, a possibilidade de abuso é preocupante, para dizer o mínimo.
O Dr. Mesgarani e sua equipe planejam testar palavras e sentenças mais complicadas a seguir, e eles querem executar os mesmos testes em sinais cerebrais emitidos quando uma pessoa fala ou imagina a fala.
Em última análise, eles esperam que seu sistema possa ser parte de um implante, semelhante aos usados por alguns pacientes com epilepsia, que traduz os pensamentos do usuário diretamente em palavras, explica o Dr. Mesgarani:
“Nesse cenário, se o usuário pensar 'eu preciso de um copo de água', nosso sistema poderia pegar os sinais cerebrais gerados por esse pensamento e transformá-los em fala verbal sintetizada. Isso seria um trocador de jogo. Isso daria a qualquer um que tenha perdido sua capacidade de falar, seja por lesão ou doença, a chance renovada de se conectar ao mundo ao seu redor. ”( Fonte )
Então você só tem que pensar em alguma coisa? O que poderia dar errado?
Embora existam algumas aplicações muito positivas para a tecnologia de leitura mental, nem tudo é bom. Você consegue imaginar as ramificações se as autoridades legais utilizassem esse tipo de tecnologia? Ou locais de trabalho? Ou tribunais de direito? E quanto a interrogatórios de prisioneiros ou combatentes inimigos? Tenha em mente que, se tivermos essa tecnologia, outros países também.
Tudo poderia mudar drasticamente e não necessariamente para o melhor.
É muito assustador imaginar o que poderia acontecer se as pessoas tivessem o poder de ler sua mente à força.
As coisas estão se movendo muito rápido no mundo dos avanços tecnológicos.
No início desta semana, aprendemos que agora existe tecnologia que pode irradiar uma voz diretamente para a sua cabeça à distância . Nós também aprendemos que uma empresa chamada Cooler Screens criou um sistema de câmera de geladeira para lojas que tira fotos de compradores, que um sistema de IA analisa. Ah, e esse sistema também tem recursos de "rastreamento de íris" e permite que as empresas observem os compradores em "tempo real" (em outras palavras, espioná-los).
No passado, o falecido Dr. Stephen Hawking, assim como Elon Musk, advertiram que os avanços na inteligência artificial poderiam eventualmente resultar no fim da humanidade. De fato, em uma entrevista , Musk disse: "Com inteligência artificial, estamos convocando o demônio".
Com esta rápida progressão do avanço tecnológico, é preciso imaginar ... quão próximos estamos da singularidade tecnológica ?
O que você acha dessa tecnologia de leitura da mente?
Quais são seus pensamentos sobre essa informação? Você acha que a tecnologia de leitura da mente é uma boa ideia? De que maneiras você acha que isso poderia ser abusado? Compartilhe seus pensamentos na seção de comentários abaixo.
FONTE:
0 comentários:
Postar um comentário