terça-feira, 18 de setembro de 2018

Alerta de violação de privacidade: o Google admite a alteração das configurações do telefone remotamente



O Google pediu desculpas depois de admitir que alterou as configurações dos telefones de usuários do Android remotamente e sem a permissão dos proprietários do telefone. Vários usuários do Android notaram que sua configuração de economia de bateria havia sido ativada na semana passada sem o seu consentimento.

A maioria dos pôsteres afetados no Reddit descreveu ter um dispositivo do Google Pixel. Outras marcas de dispositivos Android também foram mencionadas, incluindo o Essential Phone, que foi criado por um dos criadores do Android. Os usuários de telefones do Google Pixel ficaram surpresos ao ver a função de economia de bateria de seus telefones ligada enquanto a bateria estava em 99% sem que eles ligassem a bateria. Este incidente incomum foi relatado pela primeira vez pela Polícia Android , que disse que um número "substancial" de proprietários de Pixel se queixou de tal coisa acontecendo, de acordo com o Business Times.

Segundo a BBC , os aparelhos afetados estavam executando o sistema operacional Android Pie. Algumas pessoas achavam que o economizador de bateria que estava sendo ativado era apenas um "bug estranho" no Android Pie OS. O Google, no entanto, admitiu que não era um bug. Na verdade, foi uma experiência lançada por engano.

A empresa levou para o site de discussão Reddit para explicar que estava realizando um teste interno que foi "erroneamente" lançado mais amplamente. "Esta foi uma experiência interna para testar recursos de economia de bateria que foram erroneamente lançados para mais usuários do que o pretendido", disse a empresano Reddit . “Agora, rolamos as configurações de economia de bateria de volta ao padrão. Por favor, configure ao seu gosto. Desculpe pela confusão."

O recurso de economia de bateria pode atrasar as notificações quando ativado. Também pode remover serviços de localização, entre outras coisas, para economizar energia da bateria. BBC observou que acomentarista de tecnologia Kate Bevan, editor do Which? Revista de computação, disse que seu telefone foi afetado. "Eu notei no outro dia que de repente meu economizador de bateria estava ligado e fiquei um pouco intrigado com isso", disse Bevan. “Eu não quero nenhuma decisão de inversão de aplicativo ou sistema operacional que eu tenha feito - a menos que eu saiba por que eles estão fazendo isso. É sobre transparência e consentimento - pode ser uma boa ideia que uma mudança esteja sendo feita, mas eu ainda quero saber o porquê. ”

Esse pequeno erro levantou preocupações de privacidade não apenas para os usuários do Android, mas para todos os proprietários de dispositivos sem fio. Até que ponto as empresas foram violar os direitos básicos de privacidade das pessoas comuns? Quem sabe… e provavelmente nunca saberemos. Mas é certamente provável que esta seja apenas a ponta do iceberg.



FONTE:

0 comentários:

Postar um comentário