Da série “tecnologias meio doidas que inventam por aí”, hoje vamos falar do DuoSkin. Pra quem não sabe, trata-se de uma nova tecnologia desenvolvida pela Microsoft Research em conjunto com o MIT (Massachussets Institute of Technology), que funciona como uma espécie de tatuagem que se transforma em um touchpad ou interface de comunicação sem fio (wireless).
Na prática: digamos que você utilize um adesivo removível para a pele, confeccionado em folhas de ouro, com a função de um controle remoto para acessar os principais dispositivos eletrônicos que estiverem próximos a você. Esse é o DuoSkin, que pode atuar de 3 formas diferentes:
DuoSkin com toque sensitivo
A tatuagem adesiva pode ser utilizada como uma superfície touchscreen e, através dela, você consegue controlar outros aparelhos. Você poderá navegar pelo Netflix na sua Smart TV ou controlar o volume e a sequência das suas músicas no Spotify, por exemplo.
Controle de temperatura corporal
Você também poderá utilizar o DuoSkin como monitor de temperatura corporal. O adesivo inteligente deve mudar de cor conforme a temperatura do seu corpo ou do ambiente, quando devidamente aplicado na pele.
Dispositivo de comunicação DuoSkin
Nessa categoria, o DuoSkin deve atuar como um chip NFC que permite a troca e armazenamento de dados com outros dispositivos, principalmente os celulares. Vale lembrar que, quando estiver disponível, essa tecnologia deverá funcionar apenas para aparelhos que suportem a conexão NFC, como Galaxy s6, iPhone 6, Moto X Play, por exemplo.
A Microsoft e o MIT já divulgaram que as tatuagens removíveis podem ser facilmente personalizadas por cada usuário. Dessa forma, a intenção é de que os desenhos possam servir também como um acessório de moda. Interessante, não é mesmo?
Por enquanto, o DuoSkin é apenas um projeto em desenvolvimento e não tem previsão de ser lançado. Teremos mais informações sobre essa nova tecnologia somente a partir do dia 12 de setembro, quando ocorrerá o evento ISWC’16 e os desenvolvedores divulgarão novidades sobre o projeto.
FONTE:
0 comentários:
Postar um comentário