Dos 58 frigoríficos habilitados pelo Ministério da Agricultura para exportar para o país, restaram apenas 25 na lista da Arábia Saudita (Agência Brasil)Mais
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) confirmou nesta terça-feira, 22, que a Arábia Saudita suspendeu as importações de 33 frigoríficos do País. Dos 58 frigoríficos habilitados pelo Ministério da Agricultura para exportar para o país, restaram apenas 25 na lista dos árabes.
A Arábia Saudita é a maior importadora de carne de frango do Brasil, com cerca de 550 mil toneladas a 600 mil toneladas ao ano, o que representa 14% do nosso mercado. Em segundo lugar aparece a China, que importa 11%.
Entre os descredenciados, estão unidades da BRF e JBS, grandes empresas do setor. A ABPA não divulgou os possíveis prejuízos para o Brasil, mas, segundo a Folha de S.Paulo, circulam dentro do Ministério da Agricultura avaliações de queda de até 30%.
Resposta a Bolsonaro?
Em nota, a entidade afirmou que “as razões informadas para a não-autorização das demais plantas habilitadas decorrem de critérios técnicos e, portanto, planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações”. Entretanto, sinalizou que já está trabalhando para habilitar novamente os frigoríficos brasileiros.
Entretanto, apesar de não confirmada, a medida pode ser uma das primeiras barreiras após o presidente Jair Bolsonaro mostrar-se inclinado à transferência da embaixada brasileira para Jerusalém, em Israel. Movimento, este, que pode ser interpretado como o reconhecimento, por parte do Brasil, de que Jerusalém é a capital de Israel e não da Palestina.
Atualmente, a embaixada do Brasil em Israel está situada na cidade de Tel Aviv, reconhecida como a capital do país. No entanto, há uma questão centenar entre árabes e judeus para assumir Jerusalém como a capital da Palestina e de Israel, respectivamente.
Veja a seguir a lista dos frigoríficos autorizados a exportar carne de frango para a Arábia, segundo o Ministério da Agricultura.
BRF, Dourados (MS)
BRF, Videira (SC)
BRF, Capinzal (SC)
JBS, Passo Fundo (RS)
JBS, Montenegro (RS)
Seara (JBS), Brasília (DF)
Seara, Campo Mourão (PR)
Seara, Itaiópolis (SC)
Seara, Amparo (SP)
Seara, Itapiranga (SC)
Seara, Ipumirim (SC)
SHB, Francisco Beltrão (PR)
SHB, Buriti Alegre (GO)
SHB, Dois Vizinhos (PR)
SHB, Nova Mutum (MT)
Vibra Agroindustrial, Itapejara D’Oeste (PR)
Vibra Agroindustrial, Sete Lagoas (MG)
Vibra Agroindustrial, Pato Branco (PR)
Jaguafrangos, Jaguapitã (PR)
Frigorífico Nicolini, Garibaldi (RS)
Zanchetta Alimentos, Boituva (SP)
Bello Alimentos, Itaquiraí (MS)
Frigorífico Nova Araçá, Nova Araçá (RS)
DIP Frangos, Capanema (PR)
LAR Cooperativa Agroindustrial, Matelândia (PR)
FONTE:
0 comentários:
Postar um comentário