domingo, 22 de maio de 2016

10 invenções previstas pelos Simpsons anos antes de serem inventadas




A série animada Os Simpsons certamente fez parte da infância de muita gente. Todo o sucesso alcançado pelo programa não foi injustificado, uma vez que vários temas interessantes e pertinentes para o mundo moderno foram abordados com humor. Contudo, não é só por isso que a família de Homer e Marge merece destaque.

Eles previram a invenção de uma série de novidades tecnológicas, que nos dias de hoje já parecem relativamente banais. Por conta disso, o pessoal do canal Alltime10s preparou um vídeo mostrando 10 das previsões mais interessantes da série. Confira agora algumas delas:
10. Impressão 3D de comida

No episódio “Future Drama”, que foi ao ar originalmente em 2005 nos EUA, a família Simpson aparece em um futuro cheio de aparelhos interessantes. Bart e Lisa estão crescidos, e, em certo momento, Marge tira uma foto deles com uma suposta Polaroid. Por instantes, você começa a se perguntar como aquela câmera, que é antiga até para os padrões atuais, foi parar em um episódio que se passa no futuro.

A mãe então começa a balançar a fotografia e, logo em seguida, ela se transforma em um bolo, mostrando a imagem dos irmãos na parte de cima. Em 2012, algumas empresas começaram a testar a impressão 3D de comida, e a NASA já está considerando levar o processo para o espaço em algum momento.


9. Farmville

Você certamente se lembra da febre dos joguinhos online do Facebook há alguns anos. Acontece que os Simpsons também previram isso, e muito tempo antes de acontecer. Isso foi na nona temporada, no episódio “Bart Carny”, no qual a família vai a um parque de diversão em que existe um brinquedo onde crianças simulam cuidar de uma fazenda usando equipamento de VR.

Desde 2009, mais de 110 milhões de usuários já jogaram Farmville no Facebook, e esse é apenas um dos títulos que estão disponíveis na rede social abordando o mesmo assunto.

8. Abafador/aquecedor de orelha em forma de x-burger

Em um episódio que foi ao ar em 1998, o Professor Frank inventou algo interessante: abafadores/aquecedores de orelha em forma de x-burger. Mesmo sendo uma brincadeira despretensiosa na série, lojas de acessórios divertidos passaram a vender o tal acessório por US$ 15 pouco tempo depois.

7. Tradutor de gu-gu-dá-dá

Apesar de Homer ser um ser humano pouco brilhante na série no que toca inteligência, seu meio-irmão aparentemente seguiu a direção oposta. O cara criou um tradutor eletrônico para que pais pudessem entender o que seus bebês estavam dizendo.

O episódio que mostrou isso foi ao ar em 1992 e, em 2009, uma desenvolvedora de software chamada Biloop criou exatamente isso, mas em forma de um app. O recurso foi bem-sucedido e atualmente consegue 92% de precisão ao identificar as causas do choro de um recém-nascido.


6. Restaurante dentro do avião

Para celebrar o casamento entre Marge e Homer, a família foi a um restaurante chamado “Up Up and Buffet”, que basicamente era um restaurante dentro de um avião. A ideia parecia fantástica e exótica, mas a experiência acabou sendo bem ruim para eles.

Em 2002, nos EUA, uma empresa abriu um restaurante de verdade dentro de um avião. No caso, a aeronave era um antigo Boeing KC-97 que pertenceu à força aérea americana.


5. Corretor automático

Todo smartphone atual conta com um teclado virtual munido de um corretor automático para facilitar a vida de quem digita muitas mensagens e interage com o aparelho. O recurso elimina erros e a necessidade de inserir acentuação, mas também comete algumas barbaridades.

Há 20 anos, no episódio “Lisa on Ice”, o valentão da escola tenta criar um lembrete para espancar um colega e pede para o amigo escrever em seu aparelho “beat up Martin” (espancar o Martin). O corretor automático, por sua vez, registra a entrada como “eat up Martha” (comer a Martha).




4. Smartwatches

Relógios inteligentes não são exatamente uma novidade recente, mas eles começaram a se popularizar a partir de 2013, quando Peble, Google e Samsung lançaram seus dispositivos e plataformas. Mais tarde, a Apple também entrou na briga.

Em 1995, entretanto, os Simpsons já tinham a tecnologia em mente. No episódio “Lisa’s Wedding”, o noivo de Lisa tenta pedi-la em casamento de uma forma que acaba dando errado. Quando ele percebe o problema, usa seu smartwatch para mudar para o “plano b”.


3. Loja para canhotos

O vizinho dos Simpsons, Ned Flanders, abriu durante a série uma loja que vendia itens exclusivamente para canhotos, “Leftorium”. Há várias menções à loja entre as temporadas 3 e 26 e, em 2008, um empreendedor de San Francisco, EUA, resolveu tornar isso realidade. Sua loja hoje vende uma série de acessórios para canhotos, incluindo utensílios domésticos e vários outros.


2. Detector de sarcasmo


Em um episódio que foi ao ar em 1999, o Professor Frank utilizou um detector de sarcasmo para corroborar uma afirmação de outra personagem, que teria se sentido incomoda com o sarcasmo na fala de um terceiro.

Recentemente, pesquisadores norte-americanos das Universidades da Califórnia e de Washington criaram um software capaz de identificar sarcasmo em texto. O recurso foi criado fazendo uma varredura em todos os tweets com a hashtag #sarcasm e criando uma base de dados inteligente. O algoritmo produzido a partir de disso tem precisão de 85%.


1. Outdoor que jorra sangue

Na quarta temporada de Os Simpsons, um casal de noivos para em um semáforo quando um outdoor anunciando Comichão e Coçadinha derrama sangue de mentira sobre eles. Passados 17 anos, um outdoor anunciando o filme Kill Bill na Nova Zelândia fez basicamente o mesmo, mas o carro que ficou sujo na verdade também fazia parte da campanha, não gerando prejuízo para ninguém.




Essa lista foi originalmente compilada pelo canal no YouTube Alltime10s. Confira o vídeo a seguir.





fonte:



0 comentários:

Postar um comentário