Anúncio foi feito na manhã deste domingo (1º) pelo Centro Nacional de Furacões em Miami. Os efeitos causados pela ventania já estão sendo sentidos por moradores das Bahamas, mas não há previsão exata de quando ou onde o furacão tocará o solo.
O furacão Dorian ganhou força e passou à categoria 5, a mais alta existente, na manhã deste domingo (1º), segundo o Centro de Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Por volta das 12h, os ventos atingiam 289 km/h, e os efeitos já eram sentidos nas Bahamas, por onde ele deve passar com efeitos devastadores, segundo o órgão.
Até a última atualização, não havia previsão de quando ou onde, exatamente, o furacão tocaria o solo, o que pode não acontecer.
"O olho desse furacão catastrófico está prestes a atingir as ilhas Abaco [nas Bahamas] com ventos devastadores", anunciou o centro no Twitter. Ventos de 56 km /h já foram registrados nas ilhas.
"Condições devastadoras são esperadas nas ilhas Abaco muito em breve e essas condições irão se espalhar para a Grand Bahama Island mais tarde hoje", informou o centro em atualização neste domingo (1º).
Registro dos fortes ventos causados pelo furacão Dorian na praia Marsh Harbour, Bahamas — Foto: Mark Hall e Christopher Hall/Reuters
Às 9h (horário de Brasília), o olho do furacão estava a cerca de 55 km a leste da ilha de Abaco.
Cerca de meia hora depois, o escritório do primeiro-ministro das Bahamas fez um alerta no Twitter de que a ilha "deve começar a sentir o impacto total" do furacão a partir das 11h (horário local, 12h no horário de Brasília).
"A ilha de Abaco está se preparando para ser atingida diretamente pelo furacão Dorian nesta manhã", anunciou o escritório.
Palmeiras são sacudidas pelo vento durante a passagem do furacão Dorian neste domingo (1º) em Marsh Harbour, ilha de Abaco, nas Bahamas. — Foto: Dante Carrer/Reuters
O noroeste das Bahamas pode receber entre 38 e 50 cm de chuva até o fim desta semana, com alguns lugares isolados recebendo até 76 cm. Tempestades potencialmente fatais são esperadas. O furacão segue lentamente e está perdendo velocidade, segundo as previsões, e a área de alcance dos ventos do Dorian está aumentando.
"A situação é muito perigosa nas Bahamas", afirmou o diretor do Centro Nacional de Furacões, Ken Graham, durante transmissão ao vivo neste domingo (1º).
Nas ilhas, o noroeste continua com um aviso de furacão, com exceção da ilha de Andros, que tem um monitoramento de furacão em vigor. Um aviso de tempestade tropical está em vigor em partes da costa da Flórida.
No centro das ilhas, o volume de chuva deve ficar entre 5 e 10 cm até o fim da semana, com alguns lugares recebendo até 15 cm. É o mesmo volume de chuva esperado para a costa do Atlântico, desde a península da Flórida até o estado da Geórgia, nos Estados Unidos.
Imagens deste domingo (1º) do furacão Dorian. — Foto: NOAA
O olho do furacão está a cerca de 360 km a leste de West Palm Beach, na Flórida, anunciou o centro.
Mais cedo, os modelos de previsão de rota apontavam que o Dorian faria uma curva para cima na próxima terça (3) ou quarta (4), informou a CNN, mas não se sabia exatamente quando. Isso poderia fazer a diferença entre o furacão tocar ou não o solo.
Mesmo assim, outras partes dos EUA devem ter grandes quantidades de chuva até o fim da semana. Nas Carolinas do Sul e Norte, pode haver entre 15 e 25 cm de chuva, com alguns lugares recebendo até 38 cm.
As chuvas podem causar inundações rápidas e potencialmente fatais, alertou o centro de furacões.
Entenda as categorias dos furacões
Furacão Dorian na manhã de sexta-feira (30) — Foto: NASA
Meteorologistas usam uma escala para determinar a intensidade dos ventos de furacões (escala de Saffir Simpson), levando em conta também o dano material estimado. Veja abaixo:
Categoria 1: ventos de velocidade entre 119 e 153 km/h;
Categoria 2: ventos de velocidade entre 154 e 177 km/h;
Categoria 3: ventos de velocidade entre 178 e 208 km/h (a partir daqui, já é classificado como furacão "poderoso");
Categoria 4: ventos de velocidade entre 209 e 251 km/h (categoria do furacão Maria, que atingiu Porto Rico em 2017 e deixou mais de 4,6 mil mortos).
Categoria 5 (Dorian): ventos de velocidade a partir de 252 km/h.
FONTES:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/09/01/furacao-dorian-agora-e-de-categoria-5.ghtmlhttps://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/09/furacao-dorian-ganha-forca-e-chega-a-categoria-5.shtml
0 comentários:
Postar um comentário