Por Vin Armani
No vídeo abaixo, após um breve vídeo de propaganda australiana patrocinado pelos bancos, Vin Armani quebra sinais de que a agenda de criação de uma sociedade sem dinheiro está avançando em pleno vapor em 2017.
A peça de propaganda sem dinheiro australiano foi intitulado nota de $ 100 a ser desfeito? Austrália para reprimir os pagamentos em dinheiro e estados,
A Austrália parece seguir os passos da Venezuela e da Índia ao abolir a nota de maior denominação do país em uma tentativa de reprimir a "economia negra".
Falando à rádio ABC na quarta-feira, a Receita e Serviços Financeiros Ministro Kelly O'Dwyer sinalizou uma revisão da nota $ 100 e pagamentos em dinheiro sobre certos limites como o governo olha para recuperar bilhões em impostos não pagos.
A atualização do orçamento de meio-dia de segunda-feira incluirá a nomeação do ex-presidente mundial da KPMG, Michael Andrew, para supervisionar uma força-tarefa da economia negra. A economia negra responde por 1,5 por cento do PIB, dado que muitos pagamentos em dinheiro não são tributados.
Gizmodo escreveu recentemente um artigo intitulado O primeiro-ministro da Índia planos para a Sociedade Cashless:
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, tem uma tempestade econômica em suas mãos após sua decisão de proibir as notas de 500 e 1.000 rupias. Em seu discurso mensal no domingo, Modi levou suas ambições mais longe com um chamado para uma sociedade sem dinheiro.
De acordo com uma tradução da Reuters, Modi disse: "Eu quero dizer aos meus pequenos irmãos e irmãs mercadores, esta é a chance para você entrar no mundo digital."
A proibição eliminou 80 por cento da moeda do país da circulação e trouxe o comércio para uma paralisação virtual. Mas ao invés de fazer backup, parece que Modi está dobrando para baixo. "Podemos passar gradualmente de uma sociedade menos dinheiro para uma sociedade sem dinheiro", disse ele aos ouvintes.
E a UE já eliminou a nota de 500 euros depois de uma campanha de propaganda bem sucedida que rotulou a nota "bin Ladin" para fazer parecer uma arma suja para os terroristas. Fortune escreveu O Fim do 500 da nota do euro poderia levar a uma economia sem dinheiro :
Depois de meses de intensas deliberações, o Banco Central Europeu decidiu, em abril, eliminar a nota de 500 euros em um esforço para conter o financiamento do terrorismo e outras atividades ilegais.
O banco anunciou planos para encerrar a produção de 500 euros no valor de 574 dólares até o final de 2018, embora as letras em circulação serão consideradas como moeda legal.
A nota, também apelidada de Bin Laden, raramente é usada pelo público em geral. Cerca de 60% dos europeus dizem nunca ter visto um - mas tem sido usado para evadir impostos, em operações terroristas e outras atividades ilegais.
....
"Eliminar o bilhete de banco poderia ajudar a moderar a atividade criminosa, mas na realidade as implicações são muito mais amplas", escreveram analistas de Stratfor em uma nota de pesquisa de fevereiro. "A idéia é apenas o passo mais recente em um processo contínuo movendo a Europa e, de fato, o mundo, mais perto de uma economia totalmente sem dinheiro".
A sociedade sem dinheiro também está vindo para os Estados Unidos com o ex-secretário do Tesouro Larry Summers recomendando "matar a conta $ 100" no The Washington Post :
O que deve acontecer a seguir? Eu acho que a idéia de remover notas existentes é um passo muito longe. Mas uma moratória sobre a impressão de novas notas de alta denominação faria o mundo um lugar melhor.
FONTE:
0 comentários:
Postar um comentário